13/06/2014



             Desabafo: Comentando a abertura da copa do mundo no
                                Brasil

    Fiquei triste e decepcionada com a abertura desta copa do mundo.
       Nela não se teve respeito ao Brasil, seu povo e muito menos
aos outros países participantes Não se representou nossa história, nem o carinho do nosso povo e nem as outras culturas presentes e com estas fomos extremamente deselegantes.
      As artes foram tão mal selecionadas, que como nordestina, tive vergonha da representação dos festejos juninos; a do sul, suas indumentárias foram o que de pior se podia expressar, tamanha foi a falta de beleza.Nossa música, rico patrimônio cultural esqueceu dos nossos mestres, como Noel Rosa, Pichinguinha, Chico, Vinicius, Caimi, Caetano, Gilberto Gil, Ivete, Elis, Marisa Monte, Nana Caimi,Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Titãs e tantos outros. Porque estrangeiros??!!! Será que se fosse em outro país,  os nossos seriam convidados!!! E as escolas de samba??!!!
   Esqueceram  de Tobias Barreto, Castro Alves, Machado de Assis, entre tantos que enriquecem nossa literatura.
    E nossos atletas, como Pelé, Garrincha e outros, por que não  foram  vistos????!!!!
    Aonde ficou a decoração feita com carinho pelo nosso povo nas suas casas, ruas, avenidas, praças???!!!E os nossos prédios públicos, belissimamente decorados???!!!E as arenas das cidades sedes???!!! Por que não deram uma panorâmica sobre tudo isto??!!!
   Na verdade, toda esta representação na Arena, graças a Deus não teve a assinatura dos nossos coreógrafos. Ela foi realizada pela FIFA, que como sempre , imponhe o que quer, como quer, sem respeitar a cultura do país sede a sua realidade socio-conômica.
   Mais uma vez, vi em projeção mundial, atitude coronelista sobre nosso povo, nossa cultura e com um adendo: muitas pessoas vão pensar que somos nós os autores e que isto é o Brasil. Mas, o Brasil,  na verdade, não foi mostrado ao mundo.

                                     Bjs.  By Neide Carvalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário